- Administrativo
- Cursos
- Jurídico
- RPPS
- SRPPS
Serviços Prestados
- Assessoria e Consultoria
- Cursos e Treinamentos
- Acompanhamento e supervisão no Sistema de Informação dos Regimes Públicos de Previdência Social - CADPREV
- Defesas Administrativas, elaboração de defesas a serem apresentadas junto a Secretaria de Previdência Social (SPS) em caso de NIA - Notificação de Irregularidade Atuarial e demais notificações
Os cursos e treinamentos oferecidos pelo INPLAN visam atualizar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a Previdência Social dos servidores públicos à luz da legislação vigente, abordando questões polêmicas e relevantes relativas à administração do RPPS.
Últimos Cursos:
Dia | Tema |
22 de Junho e 23 de Junho de 2017 | Contabilidade Aplicada à Gestão dos RPPS |
Serviços Prestados
- Emitir pareceres em processos administrativos, consultas e questões que lhe forem submetidas
- Assegurar o patrocínio judiciário em processos contenciosos e de jurisdição voluntária
- Elaborar minutas de Legislação, Contratos, Projetos de Lei, Minutas de Acordos, Protocolos, e outros instrumentos
- Realizar pesquisas legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais necessárias às consultas e questões que lhe forem encaminhadas
- Prestar consultoria e assessoria técnico-jurídica
O Regime Próprio de Previdência Social é um sistema de previdência instituído no âmbito de cada ente federativo que assegure, por lei, aos servidores titulares de cargo efetivo, no mínimo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte previstos no artigo 40 da Constituição Federal.
São denominados 'Regimes Próprios' em razão de que, cada ente público da Federação, ou seja: União, Estados, Distrito Federal e Municípios, pode ter o seu próprio regime, organizando a previdência dos seus servidores públicos titulares de cargo efetivo, tanto em atividade como aposentados e pensionistas.
A legislação básica dos regimes próprios está prevista na Constituição Federal em seu artigo 40, Lei 9.717/98, Lei 10.887/04, Orientações Normativas, bem como nas Portarias editadas pelo Ministério da Previdência Social.
Cada ente que possui implementado o Regime Próprio tem uma Unidade Gestora – denominada Instituto de Previdência - que é o órgão integrante da estrutura da administração pública cuja finalidade é administrar, gerenciar e a operacionalizar o regime próprio, incluindo a arrecadação e gestão de recursos e fundos previdenciários, a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios.
Serviços Prestados
- Criação de RPPS
- CRP - Certificado de Regularidade Previdenciária
- Adequação e acompanhamento dos critérios exigidos pelo MPAS
- Demonstrativo Previdenciário
- Demonstrativo das aplicações e investimentos dos recursos - DAIR
- Demonstrativo da Política de Investimento - DPIN
- Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - DRAA
- Comprovante de Repasse
- Elaboração de Acordo de Parcelamento
- Compensação Previdenciária
- Cálculo Atuarial
O Sistema dos Regimes Próprios de Previdência Social é composto das ferramentas: Cadastro Nacional de Informações Sociais de Regimes Próprios de Previdência Social - CNIS/RPPS; Sistema Previdencíário de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social - SIPREV/Gestão e Informe/CNIS/RPPS).
Além da previsão legal, o SRPPS está inserido no programa instituído pelo governo federal que tem como objetivo a melhoria da qualidade de dados dos servidores públicos. Dada a sua importância, o programa está sendo estendido aos entes federativos que possuem regimes próprios de Previdência (Estados e demais municípios brasileiros).
É de extrema importãncia que se aproveite o momento para dar início às ações para que o ente federativo se mantenha em dia com as obrigações legais e ainda faça a gestão de forma transparente, eficiente e com qualidade de informações, possibilitando uma avaliação atuarial mais consistente.
Serviços Prestados
- Implantação e Supervisão
- Treinamento e Capacitação
- Certificação